Vila Mariana: filmes B são tema de mostra na Biblioteca Viriato Corrêa

O pesquisador em cinema César Almeida lançou a obra Cemitério perdido dos filmes B: exploitation, que reúne críticas escritas por vários autores sobre longas pouco conhecidos e de baixo orçamento, os filmes B. Em virtude do lançamento, a Biblioteca Viriato Corrêa realiza, até o dia 27, uma mostra com alguns filmes trash.

Os “filmes B” se popularizaram na década de 30 em Hollywood, no contexto da Grande Depressão, quando eram exibidos em sessão dupla com algum outro filme de maior destaque. São obras, em geral, de baixo orçamento. Esse cinema barato se identifica com os gêneros de terror, faroeste e policial, e que são muitas vezes misturados com humor negro. Uma explicação para o termo é a divisão nos departamentos nos estúdios hollywoodianos: “A” para as grandes produções, e “B” para o resto, onde muitos diretores e atores iniciavam suas carreiras.

A mostra terá na programação a exibição do longa “Enraivecida”, do canadense David Cronenberg, no dia 12;  e “Lady Snowblood”, de Toshiya Fujita, no dia 20.

José Mojica Marins, o Zé do Caixão, é o mais conhecido nome do cinema brasileiro que explicita a influência direta dos filmes B hollywoodianos em seus trabalhos. Na noite de encerramento, dia 27, a mostra exibe o clássico “À meia noite levarei sua alma” (1964), o primeiro filme do cineasta, seguido de debate com Laura Cánepa, mestre em filmes de horror nacionais.




  
 
Após uma cirurgia experimental, mulher desenvolve o gosto por sangue humano e transforma suas vítimas em zumbis raivosos. Esse filme integra a mostra CEMITÉRIO PERDIDO DOS FILMES B.
 
 
  
 
Ex-agente nazista trabalha como fornecedora de escravas brancas para um poderoso xeique árabe. Esse filme integra a mostra CEMITÉRIO PERDIDO DOS FILMES B.
 
  
 
Santo, o Mascarado de Prata, enfrenta uma invasão de marcianos que planejam dominar a Terra. Esse filme integra a mostra CEMITÉRIO PERDIDO DOS FILMES B.
 
  
 
Em um convento de freiras, duas jovens passam a apresentar comportamento estranho com traços de bruxaria e possessões demoníacas. Após a sessão, ocorre uma palestra com Leopoldo Tauffenbach. Esse filme integra a mostra “Cemitério Perdido dos Filmes B”.
 
  
  
Uma repórter investiga a rede de prostituição que atua entre Nova Iorque (EUA) e Veneza (Itália) e é envolvida em diversas aventuras sexuais. Esse filme integra a mostra “Cemitério Perdido dos Filmes B”.
 
  
  
Desde pequena, jovem é treinada na arte da espada para uma missão: vingar a morte de seus pais. Após a sessão, ocorre uma palestra com Leandro Caraça. Esse filme integra a mostra “Cemitério Perdido dos Filmes B”.
 
 
 
O personagem Zé do Caixão busca uma mulher capaz de gerar um filho perfeito e, assim, preservar seu sangueApós a sessão, ocorre uma palestra com Laura Cánepa. Esse filme integra a mostra “Cemitério Perdido dos Filmes B”.
 

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário