75 anos do nascimento de Vladimir Herzog são homenageados com mostra de cinema na Vila Mariana

Em homenagem aos 75 anos do nascimento de Vladimir Herzog, a Cinemateca Brasileira recebe a mostra de cinema “Memória e Transformação: o documentário político na América Latina ontem e hoje”, a partir de 19 de junho. O evento reúne ainda 96 cartazes produzidos na década de 1970 para denunciar as violações dos Direitos Humanos cometidas pelas ditaduras da América Latina.

O jornalista Vladimir Herzog foi preso e morto nas dependências do 2º Exército, em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1975. No dia seguinte à morte, o comando do Departamento de Operações de Informações e Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI) divulgou em nota que Vladimir teria cometido suicídio. As circunstâncias suspeitas em que o corpo foi encontrado, e o depoimento de outros presos derrubaram a versão oficial, desencadeando uma série de protestos de familiares, amigos, colegas de trabalho e outras camadas da sociedade. Uma semana após o ocorrido, cerca de oito mil pessoas participaram de uma missa ecumênica, realizada na Catedral da Sé, em memória de Herzog, e também como forma de crítica ao regime. Até hoje, a história da morte do jornalista é lembrada como símbolo de protesto aos crimes e torturas cometidos durante a ditadura, e também às centenas de pessoas que “desapareceram” na época.



A mostra traz na programação os filmes “Marimbás”, único produzido por Vladimir Herzog, que retrata a realidade social de um grupo de pescadores do Posto 6, em Copacabana; “Vlado – 30 anos depois”, que revela o senso político e os ideais do jornalista por meio de depoimentos de seus parentes e amigos e “Montoneros, uma história”, que trata da ditadura militar na Argentina.

Serviço:


Memória e Transformação: o documentário político na América Latina ontem e hoje

Data: de 19 de junho a 8 de julho.
Horário: das 9 às 17h.
Local: Cinemateca Brasileira.
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Guia Vila Mariana – São Paulo.
Telefone: (11) 3512-6111.

Fonte: SPTuris





Deixe seu comentário