A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) é uma Instituição Pública brasileira de ensino superior localizada no Estado de São Paulo, sendo importante centro de graduação e pós-graduação no país, baseada no “tripé” Pesquisa-Ensino-Assistência. Indicada pelo MEC em 2008 como a melhor instituição de ensino superior do país entre as universidades federais.
O Curso de Medicina foi classificado em 1º lugar no Ranking Universitário. Também apareceu entre as 22 universidades brasileiras no QS World University Rankings e entre as 18 universidades brasileiras no Center for World University Rankings de 2015.
Sobre Universidade Federal de São Paulo na Vila Mariana
Muitos são os fatores que levaram ao surgimento da Escola Paulista de Medicina. Podem ser listados entre outros o crescimento populacional e o surto de industrialização da cidade nas primeiras décadas do século XX, o sistema do vestibular até então vigente, o sistema de catédras da Universidade de São Paulo, que restringia os círculos acadêmicos a pouco profissionais e gerando descontentamento entre médicos com condições de lecionar mas sem espaço, a escassez de centros de formação médica àquela época, o que resultava no êxodo para outros estados e países de jovens estudantes para o curso médico e a própria.
Revolução de 1932, aonde a precariedade do atendimento aos feridos chocou a sociedade paulistana da época. Reuniram-se então distintos médicos atuantes em São Paulo à época, sob a liderança de Otávio de Carvalho com a intenção de fundarem uma nova escola médica em São Paulo.
O evento deflagrador porém da criação da Escola Paulista de Medicina é considerado por muitos o vestibular de 1933: graças aos estudantes aprovados no vestibular de 1933 para a Faculdade de Medicina de São Paulo, porém considerados excedentes e sem a possibilidade de efetivarem sua matrícula; Otávio de Carvalho convidou esses mesmos estudantes descontentes a serem os primeiros estudantes da nova escola que nascia.
Um novo vestibular foi aplicado e 85 estudantes foram aprovados. Assim, sob a influência dos ares pós Revolução Constitucionalista de 1932, uma nova escola médica nascia no estado de São Paulo, sendo fundada em 1 de junho do ano de 1933 com o nome de Escola Paulista de Medicina (e ainda assim hoje conhecida por muitos sob esta designação), iniciando sua trajetória acadêmica com o Curso de Medicina em aula inaugural do dia 15 de julho de 1933, na sede inicial da rua Oscar Porto, no bairro de Vila Mariana. Esta era a segunda escola médica a ser criada no estado de São Paulo, tendo sido a primeira a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1912.
No anos de 1935/1936, a recente Escola Médica transferia-se para o “embrião” do atual campus de Vila Clementino, na Chácara Schetinni, na rua Botucatu e se iniciava a construção do Hospital São Paulo, primeiro hospital universitário brasileiro.
O início do ciclo clínico do curso médico contou com a criatividade e o improviso, dadas as condições do Hospital São Paulo encontrar-se em obras. O curso de propedêutica médica do quarto ano médico de 1936 inicialmente foi ministrado nas enfermarias emprestadas para o ensino médico dos alunos epemistas do Hospital Umberto Primo (também conhecido como Hospital Matarazzo).
Em 1937, parte do prédio da antiga chácara em que a Escola Paulista de Medicina se havia transferido foi transformado no Pavilhão Maria Thereza, para o atendimento de pacientes, sendo este historicamente o primeiro serviço de saúde instalado em Vila Clementino.
O nome foi uma homenagem à Maria Thereza Nogueira de Azevedo, senhora da alta sociedade paulistana, que tinha o desejo de construir um hospital infantil na cidade ( Hospital Piratininga) e que doara o dinheiro para o pavilhão por intervenção de Otávio de Carvalho.
As primeiras turmas de estudantes de medicina da então Escola Paulista de Medicina porém viviam a incerteza acerca da validação do seu diploma, que foi dissipada com o Decreto-lei nº 2703 de 31 de maio de 1938, no qual o governo federal concedeu reconhecimento à faculdade, mesmo ano este da formatura da primeira turma de Medicina da Escola Paulista de Medicina, ocorrida no Teatro Municipal de São Paulo em 8 de dezembro de 1938.
A necessidade da Enfermagem na nova instituição já era notada desde 1937, com autorização para a instalação de um curso de Enfermagem Obstétrica a pedido do catedrático Prof. Álvaro Guimarães Filho.
Em 1939, iniciava-se o segundo curso universitário da Instituição, a Escola de Enfermagem,com a iniciativa de Enfermeiras religiosas provenientes da França , introduzindo um curso aos moldes do modelo padrão da Escola Anna Nery do Rio de Janeiro, fundada em 1923.Em 1968, o curso passou a se chamar Escola Paulista de Enfermagem e no ano de 1977, incorpora-se à Escola Paulista de Medicina, ainda em conseqüencia do processo de federalização da faculdade.
Em 1994, passou a ser constituído o Departamento de Enfermagem da UNIFESP.
Em 1940, com quatro andares prontos, o Hospital São Paulo começava a funcionar.
A Escola Paulista de Medicina foi a pioneira com a criação do primeiro hospital universitário do Brasil (Hospital São Paulo, 1936), sendo uma instituição de carácter privado em seus primeiros anos, porém após período de crise financeira nos anos 50, a EPM foi federalizada em 21 janeiro de 1956 (Lei n. 2712), assumindo o aspecto de autarquia federal.
Algumas tentativas de transformação da Faculdade de Medicina em Universidade malograram durante os anos 60 e 70, sendo a principal destas iniciativas a junção com Faculdade de Engenharia de São Carlos, a atual Universidade Federal de São Carlos e outros centros universitários de Araçatuba, Araraquara e Santo André, criando-se em 13 de dezembro 1960 a Universidade Federal de São Paulo (Lei nº 3835), de duração efêmera até 29 de setembro de 1964 (Decreto-Lei 4421), aonde a EPM voltava a ser um “estabelecimento isolado de ensino superior e natureza autárquica”. Outras propostas foram ainda criação à época de uma Universidade Federal na própria cidade de São Paulo ou na região do ABC paulista.
Em 28 de setembro de 1968, contudo, a Escola Paulista de Medicina foi elevada à categoria de Autarquia Federal de Regime Especial. Na conturbada década de 60, porém, a Escola Paulista de Medicina veria o nascimento dos cursos de Ciências Biológicas modalidade Médica (Ciências Biomédicas) em 1966, originado da necessidade de pesquisadores e docentes para as áreas básicas e o deFonoaudiologia em 1968.
Organizou os primeiros programas de residência médica no país (1956) e de pós-graduação (1970), que são reconhecidos como os pioneiros da área de saúde no Brasil. Destacando-se há muito pela excelência dos seus cursos de graduação, pós-gradução, residência médica, extensão, aprimoramento e como reconhecimento, foi elevada definitivamente à categoria de Universidade especializada em Ciências da Saúde no ano de 1994, com a Lei nº 8.957, de 15 de dezembro de 1994, assumindo a terminologia
Horário de Funcionamento UNIFESP Vila Clementino na Vila Mariana
- Segunda a Sexta das 08h às 16h30
Endereço e Telefone XX na Vila Mariana
- Rua Pedro de Toledo, 650 – 2º andar – Bairro: Vila Mariana
- Telefone: (11) 5576-4228
Outras informações e site
- Mais informações: www.unifesp.br
Mapa de localização
