Museu Lasar Segall na Vila Mariana

O Museu Lasar Segall na Vila Mariana é uma associação civil brasileira sem fins lucrativos, idealizada pela viúva do artista Lasar Segall, Jenny Klabin Segall, e criada pelos filhos do casal, Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall.

Localizado à Rua Berta, 111, em São Paulo, está instalado na antiga residência e ateliê de Lasar Segall, projetada em 1932 por seu concunhado, o arquiteto de origem russa Gregori Warchavchik.

museu-lasar-segall

Sobre Museu Lasar Segall na Vila Mariana

O Museu Lasar Segall  em 1985 foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), do Ministério da Cultura, como unidade museológica.


O principal objetivo do museu é conservar, pesquisar, divulgar, documentar e estudar as obras de Lasar Segall, o acervo possui cerca de três mill (3.000) trabalhos do artista os quais foram doados pelos seus filhos, além do próprio arquivo pessoal e fotográfico que somados chegam a mais de seis mil itens catalogados.

O Museu Lasar Segall também possui diversas atividades culturais, oferecendo cursos relacionados, programas de visitas monitoradas, projeção de cinema, e ainda possui uma grande biblioteca.

No museu também é possível encontrar a Área de Ação Educativa do Museu Lasar Segall. Esta, recebe somente grupos agendados que possuam o interesse e o propósito de trazer a aproximação para com as obras do pintor.  As ações são realizadas a partir de educadores os quais fazem Pesquisas vínculadas a obra de Lasar Segall e então emergem em questões de grupos sociais e culturais. Então, essas pesquisas acabam por resultar em cursos, vivências, práticas artísticas e laboratórios.

Embora as obras de Lasar Segall sejam as mais procuradas, o museu também é uma enorme referência em diversas outras áreas da cultura. Sua biblioteca reúne o acervo mais importante de Teatro no país, contando com livros que já pertenceram a críticos[19] de renome como Lopes Gonçalves, Georges Raeders e Anatol Rosenfeld.

O Cine Segall também faz parte do famoso circuito cultural paulistano e frequentemente exibe filmes de arte nas dependências internas do museu.

lasar-segall-na-vila-mariana

Acervo Museu Lasar Segall Vila Mariana

O Museu Lasar Segall é composto por 3.199 obras originais de Lasar . Seu neto Oscar Klabin Segall doou mais 110 obras do artista para o acervo em 2013.[4] Entre as 35 pinturas a óleo que permanecem no local, está disponível uma das mais famosas do pintor, a Navio de Emigrantes, feita de 1939 a 1941. Dentre as obras pode-se encontrar mais de 400 gravuras, 2 mil desenhos, de diferentes técnicas, como também pinturas e esculturas.

Para complementar o Patrimônio do museu, também estão amostra cerca de 80.00 Documento reunidos durante a vida do artista. Correspondências, textos em vários idiomas,  traduções do artista, fotografias que registram o seu dia a dia, sua família e amigos, suas viagens e o processo de suas obras, livros que pertenciam a sua antiga biblioteca, principalmente sobre arte modernista e expressionista e objetos pessoais como caixas com Selos e uma coleção de rótulos de Charutos também compõem o acervo.



Teatro, Ópera, Circo, Dança
O acervo nesse espaço conta com mais de 25 mil textos teatrais. Ele foi criado com coleções da Jenny Klabin Segall e de críticos teatrais como Lopes Gonçalves e Anatol Rosenfeld.

A coleção de programas e criticas de encenações da história do teatro, ópera e dança em São Paulo e em regiões do Brasil, são além dos textos teatrais, outra aquisição muito importante para a formação do acervo nesta área.

O museu ainda continua sendo engrandecido com doações ou até mesmo com compras de importantes obras.

Cinema, televisão, rádio
O principal meio de agregação desse acervo é através de compras dos mais importantes periódicos e livros. Desde 1974 foi sendo juntado grande variedade de matérias para a criação do acervo como fichas técnicas de filmes, folhetos, documentação jornalistica de rádio, cinema e televisão, roteiros. E devido a este fato, o acervo, hoje, possui grande diversidade de instrumentos.

Biblioteca Museu Lasar Segall na Vila Mariana

O Museu Lasar Segall possui ainda uma biblioteca especializada em Artes dos Espetáculos (Cinema, Teatro, Rádio e Televisão, Dança, Ópera e Circo) e em Fotografia, com um dos maiores acervos da América do Sul. A biblioteca, denominada Jenny Klabin Segall, está aberta ao público desde maio de 1973 e carrega o nome da escritora, tradutora, idealizadora do Museu e esposa de Lasar Segall. O acervo conta com livros que já pertenceram a críticos de renome como Lopes Gonçalves, Georges Raeders e Anatol Rosenfeld.

Estão disponíveis também mostras equiparáveis de artistas contemporâneos que dialogam e se relacionam com as obras de Segall, como Egon Schielle e Paul Klee.

O acervo não possui sistema de empréstimo. Dentro de limites da legislação vigente acima do direito autoral e política da conservação é oferecido cópias das obras.

Cinesegall na Vila Mariana

O Museu Lasar Segall também conta com uma sala de cinema com capacidade de 92 lugares, o Cine Segall. Com a reforma de 2014 e 2015, a programação da sala se tornou mais restrita, contando com tardes temáticas e poucos filmes correspondendo à programação normal, tornando possível que o Cine Segall adquirisse novos equipamentos.

A reforma desse cinema terminou em fevereiro de 2016 e hoje a sala conta com um novo projetor 35mm e um novo sistema de Som Dolby Surround.

Vaga Museu Lasar Segall Vila Mariana – Trabalhe Conosco

A Museu Lasar Segall Vila Mariana disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Horário de Funcionamento Museu Lasar Segall na Vila Mariana

  • Segunda a Domingo das 11h às 19h00

Endereço e Telefone Museu Lasar Segall na Vila Mariana

  • Rua Berta, 111 – Vila Mariana, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2159-0400

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário