Liceu Pasteur Vila Mariana

O Liceu Pasteur é um colégio de biculturalismo franco-brasileiro. Situado em um histórico e bem conservado prédio de São Paulo, no quarteirão entre as ruas Mayrink, Dr. Diogo de Faria e Coronel Lisboa na Vila Mariana.

Historicamente um dos melhores colégios de São Paulo, hoje apresenta métodos de ensino tradicionais e de qualidade. A escola ministra aulas curriculares de Inglês, Francês e Espanhol.

liceu-pasteur

Sobre Liceu Pasteur Vila Mariana

O Liceu Pasteur possui uma estrutura física invejada pelos outros colégios. Conta com uma cozinha que proporciona aos alunos um conhecimento sobre culinária francesa. Possui uma gigantesca biblioteca com mais de 53 mil livros, uma das maiores de São Paulo. Possui amplas salas de aula. Ótimos computadores em suas salas de informática. Há três ótimos laboratórios. E uma enfermaria com médicos de plantão.


Em 1908, o renomado médico e psicólogo francês Georges Dumas veio em missão cultural e estabeleceu, junto com Charles Richet os primeiros contatos com personalidades e intelectuais franceses e brasileiros para criar em São Paulo um liceu franco-brasileiro com intuito de estreitar os laços de amizade e as afinidades culturais entre o Brasil e a França.

Em 1923, foi criado oficialmente o Lyceu Franco-Brasileiro “S. Paulo”. No início o Liceu começou a funcionar em salas pertencentes ao Liceu de Artes e Ofícios até que, em 1925, mudou-se para o terreno na Rua Mairinque, parte do qual (16 mil m²) foi doado em 1920 por Ramos de Azevedo, também responsável pela construção e elaboração do projeto arquitetônico.[5][6][7] A partir de 1941, o Liceu passou a se chamar Liceu Pasteur, assim como a Fundação que o mantém. Desde a sua fase inicial, paralelamente ao ensino regular em português, o Liceu Pasteur da Rua Mayrink oferecia uma seção francesa com educação básica em língua francesa (Lycée Pasteur).

Nos anos 60, devido à crescente implantação de empresas francesas em São Paulo, fez-se necessária a construção de um novo prédio para abrigar com mais conforto e qualidade pedagógica o número de alunos provenientes de famílias de expatriados franceses e franco-brasileiros. Em 1963, empresas francesas financiaram a construção do moderno prédio denominado Casa Santos Dumont, situado em um terreno da Rua Vergueiro. O arquiteto francês Jacques Pilon foi responsável pelo projeto juntamente com os arquitetos Jerônimo Bonilha Esteves e Israel Sancovski .A primeira turma de alunos do Lycée Pasteur entrou na Unidade Vergueiro em 1964.

liceu-pasteur-patio

Enquanto a unidade Mayrink voltou-se principalmente para atender os alunos e famílias brasileiras, a unidade Vergueiro passou a sediar o curso bilíngue franco-brasileiro, denominado então Curso Experimental Bilíngue (CEB) e Curso Complementar Especial em Língua Francesa (CCSLF).

Em 2012, as autoridades educacionais brasileiras reconheceram integralmente o curso de educação básica oferecido desde a educação infantil até o final do ensino médio, transformando o CEB e o CCELF em uma nova e única unidade educacional bilíngue da Fundação Liceu Pasteur, denominada desde então Liceu Pasteur Unidade Vergueiro.

Área Esportiva Liceu Pasteur Vila Mariana

É um dos poucos colégios que possui um campo de futebol com as dimensões oficiais e arquibancada. Possui ainda duas quadras de tênis, duas piscinas e duas quadras de voleibol, e ainda duas quadras poliesportivas.

Liceu Pasteur Vergueiro na Vila Mariana

Atualmente o Liceu Pasteur de São Paulo Unidade Vergueiro é uma escola de perfil internacional conveniada à AEFE (Agência para o Ensino Francês no Exterior) e tem acordo homologado pelo Ministério da Educação Nacional da França com a supervisão por parte do Ministério da Educação do Brasil. Promove um sistema de escola única no mundo: 480 colégios franceses localizados em 130 países. A unidade da Rua Vergueiro é frequentada por aproximadamente 1100 alunos de várias nacionalidades e seu ensino respeita tanto os programas do Ministério da Educação da França como os do Brasil (MEC).



O Liceu Pasteur Unidade Vergueiro oferece e prepara seus alunos para os exames franceses Baccalauréat geral e o Baccalauréat com opção international (OIB), cujos diplomas lhes permitem ingressar em Universidades internacionais (França, todos os países da Europa, EUA, Canadá e Austrália).

Para os alunos que optarem permanecer no Brasil, a escola oferece preparação específica para o aluno que deseja obter o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio)e emite o certificado de conclusão de curso para que possam prestar o vestibular nas diversas universidades locais.

O ingresso através de dossiê para os detentores do “Baccalauréat”, sem a necessidade de vestibular é atualmente possibilitado em renomadas instituições brasileiras de ensino superior, como a ESPM, FAAP e FGV. A escola faz parte de uma rede de 494 estabelecimentos escolares situados em 135 países.[12]

Além dos exames curriculares e diplomas no final da escolaridade, o Liceu Pasteur Unidade Vergueiro oferece também certificações externas de língua estrangeira como o DELE, GOETHE, DELF, CAMBRIDGE FCE CAE e CELP-BRAS.

Liceu Pasteur Enem na Vila Mariana

O Lycée Pasteur é uma escola francesa de cunho internacional que propõe o « BAC option OIB »

Esta opção de Baccalauréat não somente oferece aos seus alunos a oportunidade de prosseguir os estudos superiores nas renomadas universidades da França, Canadá, EUA, Austrália e outros países da Europa, mas também torna nossos jovens capazes de fazer suas escolhas entre as universidades brasileiras.

Com o intuito de preparar o aluno que deseja obter o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio) o Lycée Pasteur propõe aulas dirigidas e preparadas para esses alunos do Ensino Médio.

Os professores, especialmente qualificados para o ensino dos exames nacionais, fazem uso de métodos específicos dirigidos aos alunos que desejam ingressar nas universidades brasileiras.

Para o vestibular, a qualidade de ensino do Lycée Pasteur permite que os alunos alcancem bons resultados.

As renomadas instituições brasileiras de ensino superior,

ESPM – Escola Superior de Propaganda e Markerting
FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado
FGV – Fundação Getúlio Vargas
abriram a partir deste ano a possibilidade de ingresso através de dossiê para os detentores do “Baccalauréat”, sem a necessidade de vestibular.

Vagas Liceu Pasteur Vila Mariana – Trabalhe Conosco

O Liceu Pasteur na Vila Mariana disponibiliza vagas de trabalho durante todo ano. Para se informar sobre os processos seletivos e se candidatar as vagas acompanhe o site da empresa, onde é possível se informar sobre vagas abertas, salários e competências necessárias para se candidatar ao processo.

Ex Alunos Liceu Pasteur na Vila Mariana

Estrelas

Estrelas como Rita Lee (cantora) e Roger Rocha Moreira (Ultraje a rigor) e Ronaldo Ésper (estilista) estudaram lá.

Políticos

Políticos e Ministros como Luiz Carlos Mendonça de Barros, Yeda Rorato Crusius e o atual prefeito da cidade de São Paulo Gilberto Kassab.

Lycée Pasteur na Vila Mariana

Há também o Lycée Pasteur, que antes funcionava na unidade da Rua Mayrink, no período da tarde e, posteriormente, foi transferido para a Rua Vergueiro. Hoje o Liceu Pasteur oferece Curso Experimental Bilíngüe (neste curso o diploma é válido para ingresso às universidades européias) e Curso Complementar Especial em Língua Francesa.

Horário de Funcionamento Liceu Pasteur Vila Clementino na Vila Mariana

  • Segunda a Sexta das 08h às 19h00

Endereço e Telefone Liceu Pasteur Vergueiro na Vila Mariana

  • Rua Mairinque, 256 – Vila Clementino, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2344-9000

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário