Okilombo na Vila Mariana

Okilombo é um grupo, um lugar, um momento. Inicialmente surgiu como um projeto vindo de conversas entre  sobre a intenção de realizar atividades sócio-culturais em comunidades, escolas entre outros espaços, levando inicialmente a Capoeira como ferramenta de trabalho.

Com o passar do tempo, essas atividades não foram realizadas, mas a ideia seguiu transformando-se na identidade de um grupo de Capoeiristas, e uniu atividades na tríade CORPO – MENTE – ESPÍRITO.

okilombo-na-vila-mariana

Sobre Okilombo na Vila Mariana

O nome Okilombo tem origem na palavra, quilombo, porém foi criado a partir da união dos termos ochilombo (umbundo) e kilombo (quimbundo), que originalmente designava apenas um lugar de paragem e acampamentos utilizado por populações nômades ou em deslocamento, sendo assim, um local que não era fixo e que naquele momento convivem diversos indivíduos.


Sempre estarmos passando pelos mais diversos Okilombos.

Cada indivíduo vindo de um caminho diferente, com experiências diversas e nesse momento podendo trocá-las, e após cada parada em um Okilombo, o indivíduo continua seu caminho, recolhendo mais experiências até o próximo Okilombo.

No Espaço é oferecido atividades como: aulas MMA, Capoeira, Cico, Dança de Salão, Violão & Guitarra e Pandeiro, além de eventos esporádicos e palestras.

Okilombos é uma iniciativa do grupo Okilombo e que busca realizar mudanças significativas na sociedade através da Arte e da Cultura, rompendo com o antigo sistema de ensino-aprendizagem, fazendo com que crianças, adolescentes, adultos e idosos desenvolvam seus aprendizados através de atividades que lhe despertem o interesse verdadeiro.

O projeto surgiu em uma conversa entre Raphael “Macaco” Galvano e Alessandro “Lekão” Mendes, no início de 2012 sobre a continuidade de atividades realizadas anteriormente na “Casa de Barro” (Associação que realizava atividades artístico-culturais para a comunidade em geral e encerrou suas atividades no final de 2011), onde o trabalho realizado com as crianças de uma creche mostrou um resultado positivo durante e após o término das atividades.



Sem um espaço físico próprio, a ideia que surgiu, foi para dar continuidade a essas atividades nos próprios locais da comunidade (escolas, praças, creches, entre outros).

O ano de 2012 foi praticamente todo para o amadurecimento dessa ideia, enquanto o Grupo Okilombo surgia oficialmente.

Em 2013, já com a ideia do projeto mais madura e a possibilidade de iniciar as atividades em um pequeno espaço alugado (Espaço Okilombo), inicia a primeira etapa do Projeto Okilombos.

espaco-okilombo

O projeto Okilombos está dividido em 3 ETAPAS.

ETAPA 1 – Essa é a fase inicial do projeto, atuando através de aulas gratuitas de Capoeira (ministradas no Espaço Okilombo), daremos o primeiro passo, para que o projeto seus objetivos e atividades comecem a ter mais visibilidade.

ETAPA 2 – Nessa fase, o projeto será ampliado, levando além da capoeira, outras formas de arte e cultura fora do ponto espaço físico inicial, levando para creches, escolas, parques, comunidades entre outros espaços, as atividades oferecidas.

ETAPA 3 – É nessa etapa que o projeto buscará conseguir um espaço físico próprio para sede e centro de atividades diversas (Okilombo), realizando a manutenção e desenvolvimento da forma proposta para do processo de ensino-aprendizagem, promovendo interação e troca de experiências entre todos os envolvidos.

Horário de Funcionamento Espaço Cultural Okilombo na Vila Mariana

  • Segunda a Sexta das 09h às 17h00

Endereço e Telefone Okilombo na Vila Mariana

  • Rua Estado de Israel, 104 – Vila Mariana – São Paulo -SP
  • Telefone: (11) 97170-00570

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário