Casa do Convívio e da Cultura na Vila Mariana

O Espaço de Leitura Zalina Rolim, parte integrante do Centro de Convívio e Cultura da Vila Mariana, criado no início de 2008, está localizado nas dependências da antiga Biblioteca.

Conta com um acervo de aproximadamente 39 mil exemplares que é constituído por livros didáticos, paradidáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, recortes, mapas, atlas, multimídia, etc.

Além de empréstimo de livros, revistas e outros materiais, são promovidos eventos culturais como exposições, cursos, oficinas, palestras, entre outros.

espaco-de-leitura-zalina-rolim


Sobre Espaço de Leitura Zalina Rolim Vila Mariana

Na década de 1950 o bairro de Vila Mariana desenvolveu-se bastante, foram construídas escolas, indústrias, lojas, hospitais. Em 1954, sob a responsabilidade do arquiteto Juvenal Waetge Junior, foi iniciada a construção do prédio para instalação da segunda biblioteca do bairro, na Rua Corredeira a então Biblioteca Zalina Rolim.

A inauguração da Biblioteca Vila Mariana II ocorreu dois anos depois, em 13 de março de 1956, iniciando suas atividades em 14 de março. Pouco tempo depois a nova biblioteca foi denominada Biblioteca Infantil Matias Aires, em homenagem ao filósofo brasileiro. Porém, algum tempo depois este nome foi mudado, por determinação do Secretário da Educação e Cultura da época, voltando a ser denominada Biblioteca Vila Mariana II.

No final de 1965, atendendo à necessidade de diversos reparos, foi autorizada a reforma no prédio que terminou em abril de 1966. A sala de leitura foi ampliada, avançando sobre um terraço lateral; outra parte do terraço foi fechada dando à biblioteca mais uma sala.

Estas mudanças foram necessárias para permitir a ampliação do atendimento que, em função da instalação de novas escolas no bairro, cresceu muito. As modificações introduzidas nos métodos de ensino da época passaram a exigir dos alunos uma maior carga de pesquisas, aumentando, em conseqüência, a importância no trabalho de apoio das bibliotecas.

biblioteca-zalina-rolim

Em dezembro de 1973 a Biblioteca Vila Mariana II passou a ser denominada Biblioteca Infanto-Juvenil Zalina Rolim, em homenagem à educadora e escritora nascida em Botucatu, no século XIX.



Legislação referente à biblioteca
Criação: Lei n.º 3.853 de 18 de março de 1950
Inauguração: 13 de março de 1956
Denominação: Decreto n.º 10.767 de 7 de dezembro de 1973

Patronese da Biblioteca Infanto Juvenil Zalina Rolim na Vila Mariana

Descendente de importantes famílias do cenário paulista, Maria Zalina Rolim Xavier de Toledo nasceu no dia 20 de julho de 1869, na cidade de Botucatu, SP. Seu pai, José Rolim de Oliveira Ayres, chegou a ocupar o cargo de ministro do Tribunal de Justiça.

Zalina Rolim sempre estudou em sua própria casa, onde tinha aulas de português, francês, italiano e inglês com um professor particular. Durante um ano foi ensinada pelo educador João Kopke. Mais tarde, seu pai orientou-a em seus estudos.

Aos treze anos, Zalina, influenciada por autores românticos e parnasianos, passou a escrever versos.

No ano de 1893 mudou-se para São Paulo, de onde nunca mais saiu. Nessa época lançou seu primeiro livro de poesia, O Coração. Zalina também trabalhava como colaboradora nos jornais A Província de São Paulo (O Estado de S. Paulo), Correio Paulistano e O Itapetininga.

Em 1896, ano em que morreu seu pai, foi nomeada auxiliar de diretora do Jardim de Infância anexo à Escola Normal Caetano de Campos. Ali trabalhou durante quatro anos, convivendo com as crianças e contando-lhes histórias e recitando versos, inclusive fazendo adaptações versificadas de jogos cantados, traduzidos do alemão por Rosina Soares.

Também adaptou traduções e produções originais para a Revista do Jardim de Infância, tendo assim grande relevância na pedagogia e literatura.
Em 1900 casou-se com José Xavier de Toledo, ministro do Tribunal de Justiça.

O seu segundo livro, Livro das Crianças, foi publicado em 1897, em edição custeada pelo governo e distribuída nas escolas públicas. Nos anos seguintes colaborou com A Mensageira: Revista Literária Dedicada à Mulher Brasileira e na revista Educação.

Conhecida pela sua contribuição nas obras poéticas dedicadas às crianças, Zalina Rolim morreu em 24 de junho de 1961, na cidade de São Paulo.

Horário de Funcionamento Biblioteca Pública Zalina Rolim na Vila Mariana

  • Segunda a Sexta das 08h às 17h00
  • Sábado das 08h ás 15h00

Endereço e Telefone Espaço de Leitura Zalina Rolim na Vila Mariana

  • Rua Corredeira, 26 – Vila Mariana, São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 5573-2606

Outras informações e site

Mapa de localização





Deixe seu comentário