Mostra de cinema na Vila Mariana apresenta a mentira que existe em filmes

Neste mês de abril, que se inicia com o dia da mentira (1º/4), a Biblioteca Temática em Literatura Fantástica Viriato Corrêa aproveita o mote para uma programação especial de filmes. A mostra “As mentiras que os filmes contam“, que acontece entre os dias 13 e 29 de abril, apresenta longas-metragens que combinam jogos de mentira e omissão.

Alguns dos títulos selecionados direcionam a mentira ao espectador, utilizando técnicas que evidenciam a possível veracidade dos fatos apresentados em cena como o filme de abertura da mostra “Verdades e Mentiras“. Com direção e atuação de Orson Welles, a produção de 1973 foi rodada como se fosse um documentário. O enredo se baseia na história do fictício Elmyr de Hory, um pintor que vive de falsificações de quadros de artistas famosos como os pintores Van Gogh e Picasso.

O brasileiro “Pan-Cinema Permanente“, de Carlos Nader, inverte a situação, ou seja, narra uma história real, do poeta baiano Waly Salomão, com toques ficcionais.

Filmes com temáticas mais densas, que exploram o suspense característico que permeia investigações reais também integram a seleção. Entre os títulos que serão exibidos está “Procurando Elly“, de Asghar Farhadi, o mesmo diretor de “A Separação“, filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro na edição deste ano; e “Estrada Perdida“, de David Lynch.


Veja a programação completa:

VERDADES E MENTIRAS
(F for Fake, 1973, Alemanha/França/Irã, 85 min). Dir.: Orson Welles. Com Orson Welles, Joseph Cotten, Paul Stewart e outros. 12 anos.
Rodado como documentário, o filme introduz o personagem Elmyr de Hory, pintor que vive de falsificações de quadros de artistas famosos como Van Gogh e Picasso.
Dia 13, 16h

PAN-CINEMA PERMANENTE
(Brasil, 2007, 83 min). Dir.: Carlos Nader. 10 anos.
Documentário sobre o poeta baiano Waly Salomão, para quem a vida era um filme de ficção e a poesia, ferramenta para desmascarar qualquer pretensão naturalista, teoria que influenciou intelectuais como o também poeta Antonio Cícero e o compositor Caetano Veloso.
Dia 13, 18h

O SHOW DE TRUMAN
(The Truman Show, EUA, 1998, 102 min). Dir.: Peter Weir. Com Jim Carrey, Laura Linney, Ed Harris e outros. Livre.
Vendedor de seguros acredita ter uma vida normal sem saber que é a estrela de um reality show desde o dia em que nasceu. Ao desconfiar que algo está errado, passa a enfrentar diversas atribulações em seu cotidiano, até então previsível.
Dia 14, 16h

O DISCRETO CHARME DA BURGUESIA
(Le Charme Discret de la Bourgeoisie, Espanha/França, 1972, 102 min). Dir.: Luis Buñuel. Com Fernando Rey, Delphine Seyrig, Stéphane Audran e outros. 14 anos.
Amigos de classe média alta se esforçam para conseguirem jantar juntos. Mas, por um motivo ou outro, são sempre interrompidos.
Dia 15, 18h

MERA COINCIDÊNCIA
(Wag the Dog, EUA, 1997, 97 min). Dir.: Barry Levinson. Com Michael Belson, Dustin Hoffman, Robert De Niro e outros. 14 anos.
Para livrar o presidente dos EUA de um escândalo sexual que poderia prejudicar sua reeleição, um assessor entra em contato com produtores de Hollywood para que “criem” uma guerra com a Albânia e, assim, desviar a atenção do público.
Dia 20, 16h



PROCURANDO ELLY
(Darbareye Elly, Irã, 2009, 119 min). Dir.: Asghar Farhadi.  Com Taraneh Alidousti, Golshifteh Farahani, Mani Haghighi e outros. 14 anos.
Após passar anos na Alemanha, homem volta ao Irã e seus amigos organizam três dias de comemoração. Mas o desaparecimento de uma jovem professora muda o objetivo desse encontro.
Dia 20, 18h

UMA NOITE NA ÓPERA
(A Night at the Opera, EUA, 1935, 96 min). Dir.: Sam Wood e Edmund Goulding. Com Groucho, Harpo e Chico Marx e outros. Livre.
Casal que trabalha com ópera está separado porque ele não é bem aceito como tenor. Em meio a muitas confusões, os irmãos Marx fazem com que o cantor oficial esteja ausente para o outro ter sua grande chance.
Dia 21, 16h

A GAIOLA DAS LOUCAS
(The Birdcage, EUA, 1996, 119 min). Dir.: Mike Nichols. Com Robin Williams, Nathan Lane, Gene Hackman e outros. 14 anos.
Casal de homens gays de meia-idade, proprietários de uma boate de travestis em Miami (EUA), é surpreendido quando o filho de um deles decide se casar com uma garota de família puritana. Eles são obrigados a ocultar seu estilo de vida quando os pais dela são convidados para jantar.
Dia 21, 18h

HERÓI POR ACIDENTE
(Hero, EUA, 122 min). Dir.: Stephen Frears. Com Dustin Hoffman, Joan Cusack, Geena Davis e outros. 12 anos.
Avião cai e um herói anônimo salva muitas vidas em meio à destruição. Uma repórter ambiciosa quer achar a qualquer preço alguém para assumir as honras.
Dia 22, 18h

ESSE OBSCURO OBJETO DO DESEJO
(Cet Obscur Objet du Désir, Espanha/França, 1977, 103 min). Dir.: Luis Buñuel. Com Fernando Rey, Carole Bouquet, Ángela Molina e outros. 18 anos.
Após entrar em um trem, homem joga um balde de água em uma moça parada na plataforma. Surpresos, os passageiros desejam saber o que o levou a agir assim e ele passa a contar sua obsessão por uma garota.

Dia 27, 16h

ESTRADA PERDIDA
(Lost Highway, EUA/França, 1997, 128 min). Dir.: David Lynch. Com Bill Pullman, Patricia Arquette, Balthazar Getty e outros. Livre.
Saxofonista desconfia que a mulher o trai ao mesmo tempo em que começa a receber vídeos anônimos que mostram sua casa por dentro e por fora. A esposa é morta e ele passa a ser o principal suspeito.
Dia 27, 18h

O PROFESSOR ALOPRADO
(The Nutty Professor, EUA, 1963, 107 min). Dir.: Jerry Lewis. Com Jerry Lewis, Stella Stevens, Del Moore e outros. Livre.
Professor feio e desajeitado é ridicularizado pelas pessoas e decide criar uma poção que o deixará atraente. Os efeitos, porém, não são permanentes e ele se envolve em situações complicadas quando volta ao aspecto normal.
Dia 28, 16h

RASHOMON
(Japão, 1950, 90 min). Dir.: Akira Kurosawa. Com Toshiro Mifune, Takashi Shimura, Minoru Chiaki e outros. 14 anos.
No Japão do século 11, à beira das ruínas do Portão de Rashomon, um sacerdote relembra o estupro de uma mulher e o assassinato do marido dela, samurai.
Dia 29, 18h.

Serviço:

Biblioteca Pública Viriato Corrêa. Rua Sena Madureira, 298, Vila Mariana, Zona Sul de SP.

Telefone: 5573-4017 e 5574-0389.

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário