Centro Cultural São Paulo, na Vila Mariana, recebe espetáculo Cidade

O grupo OMSTRAB leva aos palcos da Sala Jardel Filho, no Centro Cultural São Paulo, o espetáculo Cidade, resultado de sua pesquisa sobre os espaços públicos e as sonoridades da capital paulista. Com direção geral de Fernando Lee, o espetáculo de dança contemporânea busca estabelecer um diálogo direto, corporal e auditivo com a pauliceia.

Observando as diferentes regiões, e tendo como norteadores aspectos culturais relevantes de cada uma delas – como ambientação, características do espaço físico, fontes sonoras e pessoas – o grupo visitou pontos como o Aeroporto de Congonhas, a Rua 25 de Março, o Largo da Concórdia e a Praça da Sé.

“Buscamos reavaliar o lugar onde a gente vive, mora e trabalha, e passamos a enxergar a cidade sob outro ponto de vista. O espetáculo foi concebido nas ruas, dialogando com a cidade e os moradores de São Paulo”, explica Fernando Lee. A investigação da cidade foi a inspiração para reinventar os movimentos coreográficos e musicais do espetáculo.



Para a nova temporada, o grupo desafiou-se a voltar às ruas, circulando por locais que não haviam sido visitados no processo de experimentação, como o Largo Treze de Maio, Terminal Santo Amaro, CEAGESP, Largo da Batata, Viaduto do Chá, Avenida Paulista, Praça Silva Teles, Estação São Miguel Paulista da CPTM, Terminal Parque Dom Pedro, entre outros.


O público pode reconhecer em cena o barulho do aeroporto, o ruído do metrô, o ônibus indo para o trabalho, o café da manhã, o vendedor ambulante das ruas e outras situações tão presentes na vida do paulistano. “Não se trata de um espetáculo descritivo, mas de uma apropriação dos elementos e da ambientação presentes na cidade,” ressalta Lee.

Durante a criação do espetáculo, os bailarinos foram estimulados a experimentar intensidades, gestos, respirações, movimentos e situações, estabelecendo um diálogo direto, corporal e auditivo.

Serviço:

Espetáculo Cidade; Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho; Rua Vergueiro, 1000, Vila Mariana, São Paulo, SP; entrada franca; informações: (11) 3397-4002.





Deixe seu comentário