Centro Cultural São Paulo apresenta obras de alunos da Escuela Mexicana de Arte Down

De 7 de julho a 26 de agosto, o Centro Cultural São Paulo, em parceria com o Consulado Geral do México e apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, recebe a exposição Miradas del Alma, que reunirá 51 obras trazidas da Fundação John Langdon Down, pioneira no atendimento a crianças, jovens e adultos com síndrome de Down. Essa exposição é inédita no Brasil. Acaba de ser realizada na cidade do Rio de Janeiro e agora é apresentada ao público de São Paulo, depois de passar por museus e galerias de diversos países. A abertura da exposição contará com a participação especial do Coral Cidadãos Cantantes.

As obras foram desenvolvidas por alunos da Escuela Mexicana de Arte Down, que faz parte da estrutura da Fundação e possui um programa de educação e cultura que é referência em âmbito mundial, e que procura promover a educação baseada no desenvolvimento da compreensão, expressão e criação artística. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos com síndrome de down já mereceram o reconhecimento e a aclamação de importantes mestres das artes visuais.

Fundação John Langdon Down

Criada em 1972, foi a primeira entidade mundial do gênero dedicada a prover melhor qualidade de vida às pessoas com síndrome de Down e às suas famílias, a partir de programas educativos e de atendimento médico e psicológico que vão do nascimento até a idade adulta.




A instituição mantém a Escola Mexicana de Arte Down, única e sem paralelo no mundo, cujas pinturas, litografias e gravuras foram expostas em museus e galerias de 38 cidades das Américas, Europa e Ásia e mereceram o reconhecimento e a aclamação dos mais importantes mestres das artes visuais. As atividades da Escola Mexicana de Arte Down levam à descoberta de que a educação abre as portas ao mundo pleno e de maiores realizações e promove o desenvolvimento de todas as capacidades do ser humano onde as habilidades artísticas não são a exceção.

“As pessoas com síndrome de Down nos ensinam a ver a vida com maior profundidade. Se vivemos com eles e conseguimos penetrar em sua forma de interpretar o mundo, percebemos que são uma chave para reordenar nossos valores. Por trás de visíveis carências surge a força do espírito humano, a capacidade criadora que transcende os mecanismos da inteligência e que inunda com uma luz que só eles podem nos dar: o prazer irrestrito da vida”. (Fundação John Langdon Down) Miradas del Alma reúne trabalhos de 23 alunos/ artistas: Aarón Guzmán, Ana Bertha Kuri, Armando Robles, Arturo Romero, Carlos Ramírez, Christian Silva, David Chávez, Erik Alcântara, Erik Navarro, Francisco Pulido, Helio Cortés, Jacqueline Méndez, Josafat Calónico, Leonardo Cambranis, Lorena Vélez, Marco Polo Castillo Carlock, Maynca Pacheco, Pedro Muciño, Roxana Velázquez, Rubén Larios, Vicente Morales, Víctor Lora e Víctor Méndez.

Serviço
Miradas del alma
Abertura:
 7 de julho, às 15h
Período: 7 de julho a 26 de agosto
Visitação: terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Local: Centro Cultural São Paulo – Praça Mário Chamie (Bibliotecas)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Vila Mariana
Informações: 3397-4002
Entrada franca
centrocultural.sp.gov.br

Fonte: Prefeitura de São Paulo





Deixe seu comentário