Colégio Bandeirantes na Vila Mariana

Colégio Bandeirantes na Vila Mariana O Colégio Bandeirantes é uma instituição de ensino particular da cidade de São Paulo.

Atende alunos a partir da quinta série do ensino fundamental até o fim do ensino médio.

O Colégio Bandeirantes propõe-se a desenvolver equilibradamente processos educacionais de informação e formação para estimular o exercício da liderança e habilitar o educando a atuar na sociedade com senso crítico, iniciativa, criatividade, independência e responsabilidade social.

O diretor presidente atual do Bandeirantes, Mauro de Salles Aguiar, participa também do conselho consultivo do escritório da Harvard em São Paulo.

História

O Colégio Bandeirantes foi inaugurado no dia 1 de março de 1934 como Ginásio Bandeirantes. Inicialmente sua sede estava situada à Estela, 268.

Nessa época, o Engenheiro Antônio de Carvalho Aguiar era Diretor Presidente do Colégio Liceu Panamericano; conhecida instituição de ensino preparatório para a Escola Paulista de Medicina.

Retirou-se em 1943. Ao longo de sua existência, cerca de 38 mil jovens já passaram por seus bancos escolares. De maneira geral, os alunos do Colégio Bandeirantes obtêm altos índices de aprovação no vestibular.

Controvérsia

Muitas decisões didáticas do Colégio Bandeirantes são alvo de controvérsia. Uma delas reside no fato de o colégio aplicar um vestibulinho para a ingressão de alunos jovens, o que pode ser prejudicial a eles devido à pressão que a prova exerce.Colégio Bandeirantes na Vila Mariana

Outra polêmica é a divisão dos alunos em salas por critério de nota, o que estimula a hiperconcorrência entre eles. Alguns educadores ressaltam que a separação por desempenho acadêmico resulta na "exclusão dos fracassados" e na estereotipação dos alunos segundo a classe que ocupam.

Também o REFO, uma ferramenta que o professor usa para denunciar o aluno de alguma falta disciplinar, já foi alvo de crítica por causa de sua "política de deduragem". Mauro Salles Aguiar, diretor-presidente do colégio, responde às acusações ressaltando: "A meritocracia não foi inventada pelo Bandeirantes".

Segundo ele, a separação por nota é saudável na medida em que possibilita aos alunos de classes inferiores mais atenção e aos das primeiras classes, um andamento mais rápido da aula.

Ex-alunos

* Aracy Balabanian, atriz
* Bruna Surfistinha, garota de programa & escritora
* Daniel Piza, jornalista
* Fernando Haddad, ministro da Educação
* Ives Gandra Martins, jurista
* Zuza Homem de Mello, músico
* Fabio Assunção, ator
* José Simão, jornalista
* Lígia Cortez, atriz
* Mário Covas, ex-governador do estado de São Paulo
* Ruth Rocha, escritora de livros infantis
* Raul Cortez, ator
* William Boss Woo, deputado federal
* Adib Jatene, cardiologista


Colégio Bandeirantes
Rua Estela, 268 - Bairro: Vila Mariana
(11) 5087 3500
Site: www.colband.com.br


Fonte: http://pt.wikipedia.org/




  Sobre o EncontraVilaMariana
Fale com EncontraVilaMariana
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Vila Mariana no Facebook siga o Encontra Vila Mariana no Twitter Encontra Vila Mariana no Google+


Termos EncontraVilaMariana | Privacidade EncontraVilaMariana