Mostra apresenta filmes de ficção científica na Biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana

O espaço é um cenário recorrente nas obras de ficção científica, explorado diversas vezes pelas narrativas cinematográficas. A mostra “Um Pequeno Espaço para a Humanidade” reúne algumas dessas obras ambientadas para além do planeta Terra, com exibição entre os dias 18 e 31 de janeiro, na Biblioteca Viriato Corrêa, na Vila Mariana.

A sessão de abertura fica por conta de “Gravidade”, dirigido por Afonso Cuarón (diretor de “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, terceiro longa da saga). Indicado ao Globo de Ouro 2014 na categoria Melhor Filme dramático, a produção conta com George Clooney e Sandra Bullock nos papéis de dois astronautas que ficam à deriva no espaço, após sua nave ser atingida durante um acidente. A exibição acontece no dia 18, às 15h.


Outro destaque fica por conta de “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, dirigido por Stanley Kubrick (diretor do clássico “Laranja Mecânica”), que escreveu o roteiro em parceria com o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke. O filme, exibido no dia 18, às 17h, começa na pré-história e avança milhões de anos para o futuro, onde uma viagem espacial é realizada, com o auxílio de um computador supostamente infalível, o HAL 9000. Em 2012, o filme figurou na sexta posição da lista dos melhores filmes de todos os tempos da revista britânica Sight & Sound, ligada ao British Film Institute.


A mostra inclui também produções de outros diretores importantes, como “Solaris”, do russo Andrei Tarkosvki, e “Além do Azul Selvagem”, do alemão Werner Herzog. O primeiro será exibido dia 24, às 17h, e o outro dia 31, às 15h.


Serviço: Biblioteca Pública Viriato Corrêa – Sala Luiz Sergio Person. R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul.| tel. 5573-4017 e 5574-0389. De 18 a 31 de janeiro. Grátis. 
| Todas as projeções têm suporte em DVD.

Veja a programação completa:

GRAVIDADE
(Gravity, EUA, 2013, 90 min). Dir.: Alfonso Cuarón. Com Sandra Bullock, George Clooney e Ed Harris (voz). +12 anos.
Cientista permanece à deriva no espaço após sua nave ter sido danificada por uma grande quantidade de lixo espacial.
| Dia 18, 15h



2001 – UMA ODISSEIA NO ESPAÇO
(2001 – A Space Odyssey, EUA/Reino Unido, 1968, 142 min). Dir.: Stanley Kubrick. Com Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester e outros. Livre.
No espaço, um monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo na Terra desde a pré-história. Quatro milhões de anos depois, uma equipe de astronautas é enviada a Júpiter para investigá-lo, mas o computador que controla a nave entra em pane e elimina os tripulantes um a um.
| Dia 18, 17h

CONTATO
(Contact, EUA, 1997, 150 min). Dir.: Robert Zemeckis. Com Matthew McConaughey, Jodie Foster, John Hurt e outros. +12 anos.
Depois de dedicar toda sua vida a tentar contatar extraterrestres, homem descobre uma mensagem cifrada vinda da distante estrela Vega e é a única pessoa disposta a compreendê-la.
| Dia 24, 15h


SOLARIS
(Rússia, 1972, 166 min). Dir.: Andrei Tarkovski. Com Jüri Järvet, Anatoli Solonitsyn, Olga Barnet e outros. Livre.
Psiquiatra é enviado para uma estação científica com a missão de investigar fatos misteriosos que estão correndo, como o suicídio de um cientista e a loucura de dois deles.
| Dia 24, 17h

ALÉM DO AZUL SELVAGEM
(The Wild Blue Yonder, Alemanha/França/Reino Unido, 2005, 81 min). Dir.: Werner Herzog. Com Brad Dourif, Donald Williams, Ellen Baker e outros. +14 anos.
Alienígena narra a história da destruição de seu planeta e da Terra, enquanto astronautas humanos estão no espaço tentando encontrar um lugar alternativo para os terrestres sobreviventes viverem.
| Dia 31, 15h

APOLLO 13
(EUA, 1995, 140 min). Dir.: Ron Howard. Com Tom Hanks, Kevin Bacon, Ed Harris e outros. Livre.
Grave defeito de equipamento põe em risco a vida dos astronautas a bordo da nave Apollo 13, que precisam lutar para evitar uma tragédia.
| Dia 31, 17h

Serviço:
Biblioteca Pública Viriato Corrêa
Endereço: Rua Sena Madureira, 298 – Bairro Vila Mariana – São Paulo – SP – 04021-050
(11) 5573-4017





Deixe seu comentário